quarta-feira, outubro 10, 2012

O Que Faz Falta



O que faz falta ao Sporting?

"Uma direcção nova!”, clamou-se. Dias da Cunha estava caquéctico, Soares Franco gostava mais de outras coisas, Bettencourt fez o Zeferino Boal parecer credível e Bruno Carvalho cheirava a populismo… para além de ter sido afinado dali para fora. Por isso, Godinho e não chora. Ámen.

Uma equipa nova!”, exigiu-se a seguir. Ouvimos, Senhor. Vieram sul-americanos, holandeses, espanhóis, juniores, internacionais, gente sem joelho e até o Ribas. 

Um treinador novo!”, era o natural passo subsequente. Depois de Paulo Bento, foram como os polícias, sempre aos pares por época. Até chegar Sá Pinto. Aleluia! Hossanas às alturas, era a ressurreição do filho perfeito. O messias. O único capaz de emprestar um rumo de calma e serenidade a um clube aturdido. 

Sá Pinto. Calma e serenidade. Todos pressentimos o resultado.

O que faz falta é mudar de estádio. Esperem aí, já se mudou. Então mude-se de símbolo. Eh pá, é verdade, também já se mudou. 

O que faz falta é animar a malta!”, já avisava José Afonso. É bonito, sim senhor. Mas é insuficiente, porque a malta desanima-se com muita facilidade.

Não, o que faz mesmo falta é Santa Maria.

Quem? O grupo europop que deslumbra em concentrações de tuning? Duvido, eles não fazem falta a ninguém que já tenha abandonado o circuito turbulento dos carrinhos de choque e que se enjoe com o cheiro de churros e farturas.

Será o central com cara de filho do Tony Carreira, o mais precoce dos prodígios made in Alvalade-Alcochete? É verdade, Santamaria era afinal um menino. Com 16 aninhos apenas, saltou para a ribalta em Chaves, a terra dos sonhos em forma de presunto, num frio Janeiro de 1999. Santamaria, cuja alcunha permanece um mistério para um tipo chamado Ricardo-qualquer-coisa, tornou-se no mais jovem jogador a envergar a camisola sénior dos leões, batendo o ex-assador de leitões Caneira neste record. Em condições normais, ele seria a figura do jogo. Mas aquele foi justamente o jogo da célebre azia de Jorge Coroado. E assim, a falta de Rennie estragou a estreia do púbere central. 

Santamaria, traumatizado por esta infeliz coincidência, regressou ao espremer de borbulhas e demorou um pouco a impor-se junto dos grandes. Talvez um pouco demais. Quando deu por si, já era um jogador maduro a jogar intermitentemente em divisões inferiores. Adeus, vã glória. Por quem és, bisonho record? Nem o sacrossanto nome o salvara de uma existência pouco mais que mundana. A única saída: o exílio dos malfadados, o tépido Chipre. Por lá ainda se encontra, na candura das suas 32 30 primaveras, embora a maior parte da gente pense que já seja avô.
Mas, obviamente, não é o Santamaria central que faz falta ao Sporting. Pelo menos, na óptica do Xandão. É mesmo a Santa Maria, Mãe de Deus, com algum dos seus (grandes) milagres. Mesmo assim, talvez não chegue.

9 comentários:

melga mike disse...

Dado que passou pelo meu Ólhanem e não deixou muitas saudades (apesar do alvaro magelleons not de souto lhe ter dado a braçadeira mal chegou) aproveito para dizer que copiei a imagem e uma parte do texto par ao meu berlogue, como singela homenagem.

Para pagar isso aproveito para dizer que o rapaz é da Pontinha, e sendo que o primeiro clube foi este...

http://www.zerozero.pt/equipa.php?id=11194

...acham que a alcunha terá alguma coisa a ver com isso?

Rodrigues disse...

É uma dedução francamente possível e sherlockiana, caro Melga... E agradecemos a tomada de conhecimento do emblema verdadeiramente caótico dessa litúrgica agremiação... Pensava que depois de ter visto o dístico do Poli Ejido tinha visto tudo, mas já vi que não. Temos de fazer um post sobre emblemas esquisitos. Um destes dias.

melga mike disse...

Mas não penses ca róbalhêra ficopu por ali...
http://omelgadoscromos.blogspot.com

Rodrigues disse...

Moce, isse nã é rôbar, é dar a quenhecer ao munde... já nén sacar mp3 da net é pecade...

pitons na boca disse...

Estou para aqui farto de dar voltas e mais voltas e tenho de admitir que estou com uma certa dificuldade em perceber como é que alguém, que em 1999 tinha 16 anos, tem agora 32 anos em 2012. ;)

Rodrigues disse...

Estava a ver que ninguém reparava!... ;)
(corrigido)

fitzx disse...

ZEFERINO BOAL.

melga mike disse...

Mas para que conste, teve mais sucesso em Olhão do que Carriço! E ambos jogaram na segundona.

casino da betclic disse...

"O que faz falta ao Sporting"... Ora aqui está uma bela pergunta! Situação difícil a do Sporting...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...